Marché de Nöel em Reims
pelo viajante Renato Vieira, em
Reims, 28 de Novembro de 2017
Depois que saímos da DP STYLE, continuamos nossa caminhada rumo a Notre-Dame de Reims e logo percebemos que a cidade já se enfeitava para a chegada do Natal. Estruturas metálicas no formato de pinheiro ornadas com grandes bolas douradas chamavam a atenção na Cours Jean-Baptiste Langlet.
Chegando na praça onde fica a Notre-Dame, ficamos surpresos ao ver dezenas de barraquinhas cercando toda a igreja. Era o Marché de Nöel de Reims ou Mercado de Natal de Reims. Tínhamos planos de visitar mercados de Natal em Colmar, na semana seguinte, mas realmente não nos ligamos que poderíamos encontrar algo do tipo em Reims! Pura ingenuidade minha pois faltava menos de um mês para o Natal e estávamos na França! É claro que vai sempre ter Marché de Nöel! rsrs
Os Mercados de Natal são muito tradicionais nessa época do ano na Europa. Em países como a França e a Alemanha esses eventos têm projeção continental! Mercados de Natal de diferentes cidades desses dois países anualmente figuram na lista de melhores do continente. Em Paris era para estar tendo Marché de Nöel na Champs-Elysées mas o conselho da cidade decidiu por suspender o tradicional evento nesse ano de 2017…
Apesar de ser um evento festivo e familiar, para entrar na praça onde acontecia o Marché de Nöel de Reims, todos precisaram abrir suas bolsas e mochilas e mostrá-las para os policiais que faziam a guarda do evento. Nada comparado ao esquema de segurança que vimos na Torre Eiffel mas ainda assim a polícia estava atenta. Em 2016, num evento como esse em Berlim, um terrorista atropelou barracas e pessoas com um caminhão roubado. Certamente esse acontecimento trágico na Alemanha ligou o alerta de segurança nos mercados de natal por toda a Europa.
E o que fizemos no Marché de Nöel de Reims? No meu caso comecei tomando um vin chaud que literalmente significa vinho quente e é parente próximo do nosso “quentão”. Nada melhor para dar uma quebrada na friaca que fazia em Reims!
Amandinha, por sua vez, ficou vidrada numa das barracas de balas e pirulitos e fomos até lá comprar uns docinhos pra ela. Já a Bea aproveitou os churros!
Guarnecidos de calorias, seguimos caminhando pela praça, olhando os artesanatos e guloseimas das barraquinhas natalinas. Próximo da hora do almoço peguei um cachorro quente com fritas muito gostoso e dividi com Amandinha! Na verdade era pra eu comer sozinho mas ela caiu dentro comigo! hehe
Mais de Reims no próximo post!
Abcs
Renato Vieira