Canais, De Waag, Rembrandtplein & outros
pelo viajante Renato Vieira, em
Amsterdam, 26 de Junho de 2012
Passeio de barco pelos canais de Amsterdam,
Começamos o dia passeando de barco pelos canais de Amsterdam. Compramos o ingresso no albergue que, com o preço promocional para os alberguistas, saía 5 euros mais barato cada. É um baita desconto!
O passeio durou cerca de 1h e meia e o áudio-guia ia contando a história dos principais pontos que passávamos. O que mais me chamou atenção durante o passeio foram as casinhas flutuantes nos canais. Tem gente que realmente mora na água.
Zaanse Schans,
No fim do passeio, partimos para a Amsterdam Centraal rumo a Zaanse Schans onde passamos boas horas da tarde. Bom, essa história eu já contei separadamente no post anterior. 🙂
OudeKerk,
Voltando de Zaanse Schans continuamos nosso roteiro passando pela Oude Kerk (Velha Igreja) que é simplesmente o prédio mais antigo de Amsterdam em pé até hoje. Ela foi construída em 1306. Engraçado que ao redor dela existe o RedLight district onde as meninas ficam nas vitrines… Santa antagonia! 🙂
De Waag,
Perto dali, paramos no De Waag, bonito prédio do século 15 que hoje é um restaurante mas já foi uma casa de peso, onde bens que entravam e saíam da cidade eram pesados, principalmente antes do estabelecimento do sistema internacional de pesos e medidas.
O waag também já foi museu, estação de incêndio e etc. Ele é o mais antigo prédio não religioso da capital holandesa.
Rembrandtplein,
Descendo mais um pouco chegamos a animada praça do Rembrandt, em homenagem ao famoso pintor holandês. A praça estava cheia de gente aproveitando os milagrosos raios de sol que resolveram sair nesse dia. Em dias de jogos da seleção da Holanda, é nos bares dessa praça que a galera se reúne para assistir.
Caminhada de volta e Rijksmuseum,
Voltamos pro Vondelpark a pé, vagando pelas ruas, aproveitando a vista da cidade. No caminho também passamos pelo Museu Nacional deles, o Rijksmuseum onde são exibidas obras, inclusive, do Rembrandt, sendo a mais famosa delas a De Nachtwacht que em português seria “O vigilante Noturno”.
No próximo post último dia em Amsterdam e viagem pra Praga, capital da República Tcheca.
Abcs
Renato Vieira