Luxemburgo, bela e compacta!
pelo viajante Renato Vieira, em
Descobrimos que Luxemburgo é uma cidade bem compacta… pelo menos na parte antiga da cidade onde se concentra a grande maioria das atrações turísticas.
Durante a preparação do roteiro lemos em diversos outros blogs que Luxemburgo era pequena e que dava pra ser explorada em um dia inteiro. Como sabíamos que chegaríamos cansados da viagem de 17h desde a porta da minha casa no subúrbio do Rio até a porta do albergue em Luxemburgo, reservamos uma manhã e tarde inteiras a mais do que o recomendado por pessoas que já passaram por lá. Deu certinho.
Luxemburgo, 19 de Junho de 2012
Começamos pela Pont Adolphe, uma das duas grandes pontes que ligam o centro da parte antiga da cidade a Gare de Luxembourg, que é a principal estação de trem não só da cidade como de todo o pais.
Da Pont Adolphe se tem uma vista privilegiada do verdejante Valée de la Petrusse (Vale do Petrusse). Verdejante pelo menos nessa época do ano … fim de primavera, faltando um dia pro verão. Alias, verão é um negocio que eu ainda estou pra ver na Europa… Tirando Itália e Espanha, vestir um casaquinho dificilmente seria considerado um exagero e em Luxemburgo não foi diferente… A temperatura ficou em torno de 19 graus o que considero frio com o padrão de primavera-verão que temos no Rio de Janeiro…rs
Tiramos umas fotos também com a torre do Musée de la Banque e partimos para a Boulevard F. D. Roosevelt.
Nessa avenida fica outro marco da cidade, o Monument du Souvenir Gelle Fra, que é uma estatua dourada de uma mulher no alto de um grande poste na Place de la Constituition, em homenagem aos luxemburgueses voluntários às forças aliadas na primeira guerra mundial.
Mais a frente vimos a Cathedrale de Notre Dame de Luxembourg. Notre Dame é o termo francês que para nós significa Nossa Senhora… então, toda cidade de linguá francesa que tiver uma igreja nossa senhora vai se chamar Notre Dame… Isso vai nos ajudar a evitar pensar na famosa notre dame de paris, aquela da peça teatral, filme e desenho 🙂
A fome batia e entramos pela Rue Philipe II em direção a Place D’Armes onde existe uma grande concentração de cafés, brasseries, patisseries, restaurantes, lojas de roupas e souveniers.
Como toda aquela chiqueza não mataria nossa fome, comemos mesmo foi uma bela pizza Super Supreme no Pizza Hut da mesma Place D’Armes 🙂
Baterias recarregadas, andamos bastante pelo centrinho antigo, passando pelo Palais Grand Ducal e pela Chambre des Deputades. Luxemburgo é a única nação no mundo a ter essa forma de governo.
A partir dai nos deixamos levar pelas ruazinhas e vielas de Luxemburgo… Fomos andando sem olhar nosso roteiro …
Nos deparamos com o Chemin de la Corniche de onde tiramos varias fotos maneiras do Grund que é uma região de vale.
Seguimos anestesiados com a beleza da cidade … Tiramos mais fotos da Ville Basse (cidade baixa) e das Casamatas do Bock, que são um conjunto de túneis e fortificações medievais.
Para confirmar nossa ideia de que Luxemburgo era bem compacta, acabamos saindo já bem próximos ao YHA Luxembourg, nosso albergue, e terminamos o primeiro dia de exploração de Luxemburgo com um saldo mais positivo do que havíamos planejado, nos deixando um pouco mais de folga no roteiro do dia seguinte.
Assim se foi o dia 19 de Junho, primeiro dia de atividades nessa terceira edição de eurotrip.
Até o próximo post!
Abcs
Renato Vieira