TORRE EIFFEL EM DOSE DUPLA PARTE I

pelo viajante , em

 

Paris, França

18/7
Um dos melhores e mais cansativos dias de toda a uefaeurotrip2. Dia esse que só terminou no dia seguinte.

A programação do dia era pesada e consumiria bastante tempo e disposição física: Subida na Torre Eiffel de dia; andar nos Jardins du Trocadero; subir no Arco do Triunfo; descer a Champs-Elysée toda; ir no Café Da Stuzzi (filme “A Origem”) e voltar pra Torre a noite.
No decorrer do relato, vão ver que algumas coisas extras apareceram…

SUBIDA NA TORRE EIFFEL DE DIA

Teoricamente Julho é mês de verão em Paris. Tínhamos a expectativa de ver a cidade de cima da Torre Eiffel com o céu limpo diferentemente do que aconteceu em Fev de 2010 quando estava tudo cinza e nevado.

Bom, como o verão era só teoria, acordamos com um céu bem carregado e algum vento que fazia com que a temperatura parecesse ainda mais baixa do que a realidade.
Atrasados, entramos na fila dos que tinham reserva e subimos direto enquanto centenas de pessoas enfileiradas aguardavam para comprar ingressos de última hora. 

Quem conhece sabe que o elevador da torre pára no segundo andar e quem quer ir para o topo deve trocar para outro. Como o segundo andar da Torre Eiffel já é bem alto, muitos já param ali mesmo para começar a sessão de fotos o que nós também fizemos. 
Com isso a quantidade de pessoas que vão subir para o topo da torre vai acumulando no segundo andar e uma nova fila de espera para o topo do monumento se forma.

É aí que começa o drama… Assim como no ano anterior, o vento estava implacável. Aguardar o elevador naquela fila foi mais uma experiência congelante. Muita gente não estava esperando por aquilo e sofreu com aqueles ventos cortantes.

Tanto no segundo andar como no topo foi muito interessante perceber como a nossa percepção da cidade melhorou nessa segunda vez. Quando subimos na Torre Eiffel em Fev 2010 a visão de cima do monumento era super maneira, show de bola, tudo bonito e nevado. Porém, tirando o Rio Senna e a Dome do Invalides, não reconhecíamos nem nos preocupávamos em reconhecer nada lá de cima. Somente admirávamos a paisagem.

Dessa vez fomos capazes de apontar vários pontos importantes da cidade. A partir da Dome, visualmente seguimos pro Rio Senna passando pelo Petit Palais e Gran Palais, subindo um pouco visualizamos o obelisco da Place de la Concorde, o museu do Louvre e a Ópera Garnier e atrás do Louvre, o Pompidou. 

Opera Garnier vista da Torre Eiffel
Gustavo ao fundo Trocadero e Palais Chaillot
Arco do Triunfo visto da Torre Eiffel
Dome Invalides
Museu do Louvre

Em direção oposta também vimos a Champs-Elysée, o Arco do Triunfo, a Sacre Coeur no alto do Montmartre, a La Grande Arche e La Defense. O Stade France (estádio da seleção Francesa de Futebol) e o Parc Des Princes (estádio do Paris Saint-Germain), também foram captados pelos nossos olhos e clicados pelas nossas câmeras.

Parc des Princes, Paris Saint-Germain
Stade de France, onde o Brasil perdeu a Copa de 98

JARDINS DU TROCADERO E PALAIS CHAILLOT

No caminho para o Arco do Triunfo passamos pelo Trocadero que estava debaixo de gelo na primeira vez que o vimos e agora estava bem mais verde 🙂
Logo depois subimos ao Palais Chaillot de onde se tem uma das melhores e mais tradicionais vistas da Torre Eiffel. Tiramos mais algumas fotos antes de continuar a jornada.

Torre vista do Palais Chaillot
Torre vista do Palais Chaillot

ARCO DO TRIUNFO

Partimos então para o Arco do Triunfo. O bicho é beeem maior do que parece nas fotos e mesmo quando você só olha pra ele presencialmente não percebe ao certo a altura e grandiosidade do monumento. Depois de subirmos uma escadaria interminável estávamos no topo com vista panoramica pra cidade de uma perspectiva diferente da Torre Eiffel e incluindo a Torre nesse panorama.

Sacre Coeur e Montmartre visto do topo do Arco
La Grande Arche de la Defense visto do Arco do Triunfo

O dia terminou só no outro. O post terá o mesmo destino. A continuação da jornada do dia 18-7 será concluída na próxima postagem!

Até a próxima,

Renato Vieira

  voltar à página inicial