Nice, a pequena grande cidade da Côte D’Azur
pelo viajante Gustavo Guerra, em
Quem vai pra Côte D’Azur geralmente se baseia em Nice. Daqui, em menos de 2h de ônibus chega-se em Cannes e em Mônaco. É a cidade mais movimentada da região, possui 350 mil habitantes.
Comer aqui pode ser mais desafiador do que em outras cidades francesas. Eu particularmente usei e abusei de fast foods nos quatro dias que estive por lá. Pode-se encontrar algumas poucas casas de cozinha italiana ou a dita cozinha mediterrânea, pra quem gosta de explorar coisas novas… no Trip Advisor costuma haver boas indicações.
A locomoção basicamente é à pé. Pode-se usar também o Tram, que até tem um percurso grande, mas para o turista certamente o interessante será o trecho entre a Gare Thiers, estação de trem central, até a Place Masséna.
Place Masséna que é a praça principal, ponto de encontro dos jovens e lugar dos eventos da cidade, como shows públicos. Ao redor da praça encontram-se restaurantes e lojas. Como toda cidade, Nice também tem a sua rua do comércio… a Avenue Jean Médecin, que começa lá em cima na Gare Thiers e termina na Place Masséna. Cuidado com o Tram que de vez em quando passa no meio do povo.
Descendo mais um pouco chega-se à orla da praia, no início da Promenade des Anglais (ou final, dependendo do ponto de vista). A praia na verdade é dividida em várias praias, umas públicas, outras privadas – exploradas por restaurantes locais. Antes de sair entrando em uma praia, dê uma olhada pra ver se não é uma das privadas.
Sim!! A praia não tem areia… é cascalho! Não adianta tentar, você vai ter que andar de chinelos. Aliás, aproveite o comércio barato próximo à Gare Thiers e compre sua sandália tipo crocs. Eu comprei a mais barata que achei… rosa mesmo, tô nem aí!
Até o fundo do mar é de cascalho, claro…
Mas a água é cristalina… taí o motivo de se chamar Côte D’Azur
Caminhar ao longo da Promenade des Anglais é mandatório quando se viaja para Nice. Aprecie as maravilhas da orla como a belíssima fachada do Hotel Le Negresco, a Place Verdun e Jardin Albert 1er e, claro, toda a beleza dessa praia, digna de caribe…
Localizada na parte leste da cidade está o bairro Vieille Ville, a charmosa cidade antiga, composta por ruas apertadas, construções seculares, igrejas e restaurantes aconchegantes.
Lá encontramos também uma pequena colina, chamada Colline du Chateau (ou Castle Hill em inglês) onde temos uma bela vista da cidade, da praia e do porto. A subida não é muito íngrime, mas existe a opção de um elevador que economiza metade da subida.
Na colina em si, há um belo parque onde os locais se exercitam e levam as crianças para brincar, vários mirantes, ruínas de construções antigas e um cemitério. Tem também uma cascata de água, que ninguém se arrisca de tão gelada que é.
Como falamos no início desse post, Nice é a cidade base para rápidas viagens para outras cidades da Côte D’Azur. Confira aqui o nosso post sobre Monaco, com dicas sobre esse traslado.