Dia Nacional da Suíça com os suíços – parte 2
pelo viajante Renato Vieira, em
Berna, 1 de Agosto de 2013
continuação do post anterior.
Elfenau e banho no Aare
Depois de pegar um short e uma muda de roupa no albergue, voltei pro apartamento do Michael e de lá fomos andando para Elfenau, uma grande reserva verde, recreativa, onde os locais fazem churrasco, picnics, tomam sol e banho de rio.
As águas do Aare são muito rápidas e fortes. Muitos nadadores confiantes se deixam levar propositalmente pela correnteza. Outros, levam botes ou pranchas pra curtir o rio. Michael me contou que, nessa brincadeira, todo o verão morre gente por lá.
Falando por mim, não sou nadador confiante e nem tinha um bote. Nem por isso deixei de aproveitar as águas geladas do Aare! Fiquei na beiradinha, segurando nas pedras pra não ser arrastado, vendo a galera passar e, é claro, papeando com Michael.
Passadas algumas horas, iniciamos a volta pra casa do Michael, onde trocaríamos de roupa e partiríamos pra jantar. O passeio foi ótimo pra aliviar o calorão e também me proporcionou experimentar um pouco do hábito dos suíços de Berna.
Elfenau é escondido. De certa forma longe do centro. Praticamente não havia turistas por lá. Curti bastante e fiquei ainda mais fã do Aare! Admirava o rio pela beleza e nesse dia pude provar como ele é refrescante!
Altes Tramdepot e fogos
Michael e eu fomos jantar no Altes Tramdepot. Esse restaurante é muito popular em Berna pois além de servir boa comida, fica numa localização privilegiada: No alto, ao lado da Nydeggbrücke e do Bärengraben e com vista para o Aare. Como o nome já diz, o lugar onde hoje funciona o restaurante já foi um estacionamento de bondes.
Seguindo os conselhos do Michael sobre os pratos mais populares entre os suíços nesse feriado, resolvi pedir Rösti com linguiça! Demoramos um pouco para ser atendidos mas valeu muito a pena! A comida estava de tirar o chapéu! 🙂
Terminamos de jantar e por volta das 22hs andamos até a Nydeggbrücke para assistir ao show pirotécnico que encerra as comemorações do Dia Nacional da Suíça.
A ponte estava cheia de locais e turistas e o espetáculo de fogos não decepcionou. Segundo o Michael, não chega a ser como os fogos de fim de ano de Copacabana mas também causam boa impressão! hehe
Agradeci muito ao Michael por ter me proporcionado curtir o Dia Nacional da Suíça com ele e sua família. Boa comida, boa conversa, diversão e alguns aprendizados sobre a cultura Suíça! Foi muito legal!
Até o próximo post!
Abcs
Renato Vieira