Riquewihr
pelo viajante Renato Vieira, em
Riquewihr, 22 de Julho de 2013
Young Jun Lee e eu almoçamos na Gare de Colmar e saímos em seguida pra conhecer Riquewihr, o segundo vilarejo da rota do vinho da Alsácia que estava na nossa lista.
Riquewihr, que é considerado um dos vilarejos mais bonitos da França, me pareceu mais rústico do que Eguisheim. Rústico no sentido de parecer menos tocado, sendo a ação do tempo um pouco mais visível. Não estou dizendo que não seja conservado, pelo contrário. Os dois vilarejos são, definitivamente, um deleite para os olhos!
As vinte e poucas fotos que separei pra ilustrar esse post são poucas frente as “trocentas” que tirei no curto espaço de tempo que estivemos no pitoresco vilarejo. Porém, acredito que elas conseguem dar uma ideia da raridade do lugar.
Carona do Arnaud
Ao sairmos de Riquewihr estávamos com a ideia de ir andando até Ribeauvillé que seria o último vilarejo que visitaríamos. Começamos a caminhar mas a elevação da estradinha foi sugando nossas forças.
Animados pelo sucesso que tivemos em Eguisheim, resolvemos tentar mais uma vez pegar carona com algum carro que passasse por nós. Iniciamos as tentativas e quem parou foi um morador do local chamado Arnaud. Perguntamos se eles estava indo pra Ribeauvillé e ele disse que sim. Entramos no carro e começamos a nos comunicar em francês com algumas pequenas doses de inglês. Arnaud sempre morou em Ribeauvillé, nas florestas, na parte mais alta da cidade. Fiz um vídeo do percurso gravando um pouco desse bate-papo.
Arnaud estava surpreso com o calor que fazia naquele momento. Segundo ele, há pouco tempo ele ainda acendia a lareira na casa dele, ritual esse que cumpriu durante 8 meses no último período de inverno. O francês disse também que a neve cai forte na região durante as épocas mais frias do ano.
No próximo post conto como foi nossa passagem por Ribeauvillé, último vilarejo da rota do vinho da Alsácia na nossa lista!
Abcs
Renato Vieira