De Trem pela Europa
pelo viajante Renato Vieira, em
Quem acompanha esse blog sabe o quão frustrado eu sou com o fato do Brasil ter abandonado o transporte de passageiros sobre trilhos. Hoje, infelizmente, é impossível ir de trem daqui do Rio de Janeiro a Vitória no Espírito Santo ou a Ouro Preto em Minas. Mesmo cidades mais próximas como Campos, Volta Redonda e Petrópolis são inacessíveis usando transporte ferroviário. Tem um episódio do Globo Repórter que em um dos seus blocos fala um pouco dos motivos que levaram o Brasil a optar pelas rodovias e abandonar os trilhos.
Mas já chorei bastante aqui em outros posts e não vou fazer isso novamente. Pra dar uma alegrada vou mostrar alguns bilhetes de trens que tivemos o privilégio de usar na Europa para ir de uma cidade a outra em um mesmo país e também pra viajar de um país a outro!
Paris, França x Londres, Inglaterra (2010)
A estrela maior do espetáculo ferroviário europeu! O Eurostar, trem-bala que liga a capital francesa e a capital inglesa passando por baixo das águas do Canal da Mancha! Experiência fantástica! Estação de origem Gare du Nord e de destino King Cross St-Pancras International.
Londres x Manchester (Inglaterra 2010)
Trem moderninho da Virgin que pegamos da estação Euston em Londres pra Manchester Picadilly Station. Duas horinhas de viagem sob muita neve.
Berna, Suíça x Paris, França (2010)
Trem bala, TGV Lyria, que pegamos pra ir da capital da Suíça à capital da França. Um pouco do percurso pode ser assistido nesses vídeos filmados pelo Gustavo [1] [2] [3].
Roma x Milão (Itália 2011)
Trem velhinho, caro, lento e quente da Trenitalia que nos levou da Roma Stazione Termini até a Milano Centrale em longas seis horas! Valeu a experiência! rs
Milão, Itália x Berna, Suíça (2011)
Trem bem moderno operado em parceria entre a italiana Trenitalia e a suíça SBB. Destaque também para a paisagem do percurso. Sensacional!
Berna X Lucerna (Suíça 2011)
Bilhete de ida e volta da Berne Bahnhof até a Luzern Bahnhof operado pela companhia Suíça de trens SBB.
Luxemburgo x Bruxelas, Bélgica (2012)
Pegamos esse trem na Gare de Luxembourg e fomos até a Bruxelles-Midi! Parceria da companhia luxemburguesa de trens CFL e a belga SNCB.
Bruxelas x Bruges, (Bélgica 2012)
Da Bruxelles-Midi até a Brugge Centraal num trem cheinho da SNCB. Fui até em pé durante uma parte da viagem!
Bruges, Bélgica x Rotterdam, Holanda (2012)
Brugge Centraal para Rotterdam Centraal fazendo transferência na Antwerpen Centraal. O primeiro trecho é operado pela belga SNCB e o segundo pela holandesa NS.
Rotterdam x Amsterdam (Holanda 2012)
Debaixo de muita chuva indo da Rotterdam Centraal para a Amsterdam Centraal. Trem operado pela companhia holandesa NS.
Praga, República Tcheca x Viena, Áustria (2012)
Da estação Praha hlavni nadrazi para a estação Wien Meidling operado pela companhia tcheca CD em parceria com a austríaca OBB.
Vida longa aos trilhos e aos trens!
Renato Vieira